7 Razões Incríveis para Começar a Beber Kombucha Diarimente

Conhecido como o “Elixir da Imortalidade” pelos chineses, kombucha é uma bebida milenar com enormes benefícios para a saúde que promete uma verdadeira revolução no seu sistema imunológico.

Feito a partir do chá preto ou verde adoçado e fermentado por uma colônia simbiótica de bactérias e fungos, denominada colônia mãe, o Kumbucha só ganhou notoriedade no Ocidente recentemente

Depois de ser fermentado, torna-se o kombucha carbonizado que contém vinagre, vitamina B, enzimas, probióticos e uma elevada concentração de ácidos (acético, lático e glucônico), que estão ligados com os seguintes efeitos:

  • Melhora na digestão;
  • Perda de peso;
  • Aumento da Energia;
  • Limpeza e desintoxicação;
  • Suporte ao sistema Imunológico;
  • Redução nas dores em articulações;
  • Prevenção de Câncer.

 

A solução de chá com açúcar é fermentada por bactérias e leveduras popularmente conhecido como um “scoby” (uma cultura viva, de aspecto gelatinoso, parecida com uma massa de panqueca, composta por bactérias e leveduras).

Embora geralmente feito com chá preto, o Kombucha também pode ser feito com chá verde.

Probióticos benéficos em Kombucha

Um artigo publicado na revista Food Microbiology mostrou que os seguintes probióticos compõem este elixir da saúde:

  • Gluconacetobacter ( > 85%na maioria das amostras);
  • Acetobacter ( < 2%);
  • Lactobacillus (até 30% em algumas amostras);
  • Zygosaccharomyces ( > 95%).

Em última análise, este cocktail de boas bactérias interagem entre si de uma forma única para produzir alguns benefícios inacreditáveis para a saúde de quem o bebe.

7 Benefícios do Kombucha (Saúde)

Em pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food 2014, pesquisadores da Universidade da Letônia dizem o seguinte sobre os benefícios de saúde do Kombucha:

”Mostra-se que o Kombucha pode eficientemente na preservação da saúde e recuperação devido a quatro propriedades principais: desintoxicação, anti-oxidação, potências energizantes e aumento da imunidade.”

Excelente! Em tese, segundo a pesquisa, existem cinco principais benefícios para a saúde:

  1. Desintoxicação:

A capacidade de desintoxicação do Kombucha é imensa. Um exemplo perfeito é na sua capacidade para neutralizar a toxicidade das células do fígado.

Num estudo, as células hepáticas foram protegidas contra a lesão oxidativa e, na verdade, mantiveram a sua fisiologia normal, apesar de serem expostos a uma toxina! De acordo com os pesquisadores, isso ocorreu “provavelmente devido à sua atividade antioxidante que tende a ser benéfico contra doenças do fígado, onde o estresse oxidativo é conhecido por desempenhar um papel crucial.”

  1. Digestão:

Naturalmente, o poder antioxidante deste chá antigo neutraliza radicais livres que criam desordem no sistema digestivo. No entanto, o maior motivo na melhora da digestão é por causa de seus altos níveis de ácidos benéficos, probióticos e enzimas.

Algumas pesquisas têm mostrado a capacidade do Kombucha para prevenir e curar problemas intestinais e úlceras gástricas. Não foi surpresa para nós que em alguns casos, provou ser tão eficaz como as medicações Prilosec, que são comumente prescritos para a azia e úlceras.

Kombucha também pode ajudar a curar candidíase, evitando a superpopulação do fungo que causa a infecção no intestino (candida albicans), porque ajuda a restaurar o equilíbrio do sistema digestivo. Kombucha é uma ótima maneira de combater candidíase porque contém culturas probióticas vivas que ajudam o intestino a repovoar com boas bactérias, enquanto evita a candida albicans. O Kombucha também tem bactérias, mas estas não são prejudiciais, ao invés disso elas são o tipo benéficos que combatem as “más” bactérias no intestino e do trato digestivo.

Uma coisa a mencionar aqui é que candidíase ou outros problemas digestivos podem às vezes ser questões complicadas para corrigir e os sintomas podem piorar significativamente durante o período de tratamento. Isso não significa que Kombucha não é eficaz ou está piorando o problema, já que os distúrbios intestinais nem sempre tem um caminho direto para a cura e, muitas vezes, um pouco de paciência ou tentativa e erros são necessários.

  1. Energia:

A capacidade do Kombucha para revigorar as pessoas é creditado à formação de ferro, que é liberado do chá durante o processo de fermentação. Além disso, contém um pouco de cafeína (embora em muito pequenas quantidades) e Vitamina B, que pode energizar o corpo.

Através de um processo especial conhecido como quelação, o ferro liberado ajuda a aumentar a hemoglobina no sangue, melhorando a oferta de oxigênio para os tecidos e estimulando o processo de produção de energia a nível celular. Em outras palavras, o chá milenar ajuda o corpo daqueles que o bebem regularmente a criar mais energia (ATP) e se manterem sempre dispostos.

  1. Saúde Imune:

O efeito global que o Kombucha tem para modular o sistema imunológico é melhor vista na sua capacidade para controlar os radicais livres por meio de medidas de antioxidantes.

Clinicamente comprovada por diminuir o estresse oxidativo e imunossupressão relacionada, um poderoso antioxidante conhecido como Ácido D-sacárico 1, 4-lactona (DSL) foi descoberto durante o processo de fermentação Kombucha, o que não é encontrado no chá sozinho.

Os cientistas suspeitam que o DSL e a vitamina C presente no Kombucha são os seus principais segredos para proteger contra os danos celulares, doenças inflamatórias, tumores e depressão geral do sistema imunológico.

Além disso, sabemos que os probióticos encontrados no Kombucha apoiam o sistema imunológico.

  1. Cuidados com as juntas:

O Kombucha pode ajudar a curar, reparar e prevenir danos nas articulações em diversas maneiras. Ele é riquíssimo em Glucosaminas, que aumentam a produção de ácido Hialurónico Sinovial. Isto apoia a preservação de colágeno e previne dores artríticas.

Da mesma forma que contribui para o colágeno das articulações, que também suporta o colágeno de todo o corpo e reduz a aparência de rugas na pele.

  1. Prevenção do Câncer:

Kombucha é também benéfica para a prevenção e recuperação do câncer. Um estudo publicado no Cancer Letters mostrou que o consumo de ácido glucárico encontrado em Kombucha reduziu o risco de câncer em seres humanos.

O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, supostamente tomava kombucha diariamente como parte de seu tratamento para combater o câncer de estômago.

  1. Perda de peso:

Dados de um estudo em 2005 mostrou evidências de que Kombucha melhora o metabolismo e limita o acúmulo de gordura. Embora nós precisamos ver mais estudos antes de confirmar estes resultados, faz sentido que o Kombucha contribua para a perda de peso, uma vez que é rico em ácido acético (assim como o vinagre de maçã) e polifenóis, que são comprovados para ajudar na perda de peso.

Como fazer Kombucha

Ingredientes/Materiais:

  • Biofilme ou cultura de Kombuchá (colônia-mãe)
  • Jarra de vidro de cerca de 3L
  • 250 ml de água desclorada*;
  • 2 colheres (chá) de chá preto;
  • 2 colheres (chá) de chá verde;
  • ½ xícara de açúcar orgânico (A maior parte desse açúcar será comido durante a fermentação) ;

Modo de Preparo

  • Ferva a água,  acrescente o açúcar;
  • Ferva até dissolver;
  • Junte as folhas de chá, ferva + 2 minutos;
  • Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15 minutos;
  • Coe, em um pano fino (tule) e deixe esfriar;
  • Coloque no vidro de 3L, Junto com: 1,800 ml de água 1 ou + panquecas de kombuchá;
  • Tampe o vidro com tule e elástico na borda para evitar que moscas entrem,
  • Marque o dia que foi feito, mantenha em infusão de 7-10 dias ,  dependendo do sabor que você está procurando. Menos tempo produz um kombucha mais fraco com gosto menos amargo, quanto maior o tempo, mais a fermentação, por isso vale o teste para ver se o seu atingiu o gosto ideal e o nível de carbonação que você está procurando
  • É aconselhável ‘agasalhar’ o vidro com jornal ou pano para aquecer. Após esse prazo, retire as panquecas, reserve um pouco para ativar a nova leva de kombuchá.

Quanto mais quente for o ambiente, menos tempo o kombucha precisará fermentar. Quando estiver satisfeito com o sabor, coloque o seu kombucha em pequenos frascos de vidro (ou qualquer tipo de garrafa), e refrigere o kombucha durante pelo menos 24 horas para permitir que ele esfrie e termine de carbonatar. Uma vez frio, você poderá beber seu kombucha caseiro!

*Como desclorar a água: Ferver ou bater a água no liquidificador por uns 2 minutos (aumentar o tempo se for mais de meio litro). Espere a água retornar à temperatura ambiente nos 2 casos, pois o calor é prejudicial.

 

Contra-Indicações e Potenciais efeitos colaterais de Kombucha 

A maioria das pessoas experimenta grandes benefícios bebendo kombucha e não tem efeitos colaterais negativos. No entanto, existem possíveis efeitos colaterais, principalmente em populações que já têm sistemas imunológicos enfraquecidos e problemas digestivos.

Pessoas hemofílicas, mulheres grávidas ou que estão amamentando (devido ao baixo teor de álcool e cafeína),  pessoas com problema de síndrome do intestino devem evitar a principio o kombucha.

Devido ao alto nível de acidez do Kombucha, é possível que isso cause algum colateral em pessoas com problemas digestivos como úlceras de estômago, azia, ou qualquer sensibilidade a alimentos muito ácidos.

No geral, Kombucha tem ótimos benefícios para a sua saúde e por isso fica a sugestão.

 

REFERÊNCIAS:

  • American Cancer Society. Kombucha Tea. Available at: http://www.cancer.org
  • Bhattacharya S, et al. Protective effect of kombucha tea against tertiary butyl hydroperoxide induced cytotoxicity and cell death in murine hepatocytes. Indian J. Exp Biol 2011; 49:       511–524.
  • Bhattacharya S, et al. Hepatoprotective properties of kombucha tea against TBHP-induced oxidative stress via suppression of mitochondria dependent apoptosis. Pathophysiology 2011; 18:221–234.
  • Banerjee D, et al. Comparative healing property of kombucha tea and black tea against indomethacin-induced gastric ulceration in mice: possible mechanism of action. Food Funct 2010; 1: 284–293.
  • Danielian LT. Kombucha and Its Biological Features. Meditsina, Moscow, 2005.
  • Dufresne C, et al. Tea, kombucha and health: a review. Food Res Int 2000; 33: 409–421.
  • Fu NF, et al. Clearance of free silica in rat lungs by spraying with chinese herbal kombucha. Evid Based Complement Alternat Med 2013; 2013:790792.
  • Marsh AJ, et al. Sequence-based analysis of the bacterial and fungal compositions of multiple kombucha (tea fungus) samples. Food Microbiol 2014; 38:171-8.
  • Rashid K, et al. An update on oxidative stress-mediated organ pathophysiology. Food Chem Toxicol 2013; 62:584-600
  • Sai Ram M, et al. Effect of kombucha tea on chromate(VI)-induced oxidative stress in albino rats. J Ethnopharmacol 2010; 71: 235– 240.
  •  Vīna I, et al. Current Evidence on Physiological Activity of Kombucha Fermented Beverage and Expected Health Effects. J Med Food 2013;

Deixe Seu Comentário